Marcos Doidera
Marcos Bezerra da Silva, nome artístico, Marcos Doidera. Nascido em uma família de músicos, atua desde os meus 15 anos, junto com seu pai Nilson Bezerra e seu avó, Bezerra do Sax, desde então tomou gosto pela música.
principalmente a música de raiz popular como o Frevo, a Ciranda, o Coco, o Forró Pé de Serra,o Pastoril religioso e profano, e o Maracatu.
-
Quem foram os artistas que influenciaram na sua carreira?
Meu pai e meu avó, Lia de Itamacá, Luiz Gonzaga, jackson do Pandeiro, Chão e Chinelo, Comadre fulozinha, Chico Science e Nação Zumbi.Zé Dengoso (Velho de Pastoril),Selma do Coco, Mestre Ambrósio, Aurinha do Coco,Via Sat, Soul Raizes, Magnatas da Beira Mar entre outros.
3.Quais foram os principais projetos artísticos, grupos ou bandas que você participou ao longo de sua carreira?
Ciranda Luar de Prata, Grupo Batuque, Orquestras de Frevo (Maestro Lessa e Mané sem Bunda, Maestro Mendes, Maestro Donzelo, Maestro Gerson do Sax), Orquestra Paranampuka,Live da Troça Carnavalesca Mista Pitombeira dos Quatro Cantos, Bloco da Saudade, Blocos líricos e agremiações carnavalescas de Olinda e Recife, Grupo Família Bezerra,Pastoril e Ciranda do Véi Dengoso,Imaginário Pernabucano- Brasília- DF,Maracatu Atômico, Pernambuco em Concerto,Semana da Cultura de Peixinhos, Festival Popo Rock Regional, entre outros.
4.Qual a sua discografia, com quais artistas, grupos ou bandas você já gravou em estúdio incluindo CD e EP?
Grupo Batuque (CDs Homem de Ferro e Fundição), gravação do “CD MPB Maracatu”- Banda Etnia, gravação de duas faixas do CD com o Maestro Ademir Araújo - Formiga, Coletânia Pernambuco em Concerto, gravação de uma faixa do CD da“Ciranda Mimosa”-João da Guabiraba.
-
Quais foram os momentos mais significativos da sua carreira?
A gravação dos dois Cds do Grupo Batuque,apresentação no Pernambuco em Concerto,apresentação no Festival Pau Brasil - Rua da Moeda/Recife,Apresentação no Circuito Cultural em celebração aos 100 ano de nascimento de Bezerra do Sax - Peixinhos Rua São Sebastião, Alto do Moura/Caruaru, Ciranda Mimosa-João da Guabiraba, Celma do Coco em Brasília-DF,Celebração Cuieiras,Projeto Pernambembe,apresentações no Carnaval com o Bloco da Saudade na Praça do Arcenal, Pátio de São Pedro e no Marco Zero, encontro de blocos líricos-Recife, apresentações para a FENERT com a orquestra do Maestro Lessa em Curitiba/PR,São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Minas Gerais/MG e Salvador/BA, apresentação com a Orquestra tradição do Maestro Bozó.
-
Em que ano você iniciou sua trajetória dentro do grupo Batuque?
Integro o Grupo Batuque desde sua formação original no ano de 1997.
-
O que te motiva a fazer parte da história do Batuque?