Celebração Cuieiras

Celebração Cuieiras_Foto_Kayo na Real
Celebração Cuieiras_Foto_Kayo na Real

A Celebração Cuieiras é uma manifestação de periodicidade anual, realizada sempre no mês de abril, tem o objetivo de celebrar os mais de três séculos de história da comunidade afrodescendente de Cuieiras, localizada na zona rural de Igarassu e marcada por um doloroso processo de resistência, de afirmação identitária e de permanente relação de sobrevivência com a terra dessa localidade.

Esta iniciativa também visa contribuir com o processo de autorreconhecimento desse grupo, com o fortalecimento do sentimento de pertença e com a preservação e fomento de seus bens e valores culturais, além de possibilitar aos visitantes uma experiência de vivência nesse território, saboreando a sua beleza natural, a sua ambiência poética, sua história, sua culinária tradicional, e as práticas cotidianas desse povo.

Celebração Cuieiras

Composição da Celebração

Para atingir os objetivos dessa Manifestação, ou seja, celebrar a história deste povoado afrodescendente, além de contribuir com a afirmação identitária do povo de Cuieiras. A Celebração é composta por três blocos de ações:  Intervenções educacionais exclusivas para o povo de Cuieiras; Valores Culturais Locais e Exibições e Mostras Artísticas. Esses eixos, embora dialoguem entre si, apresentam impactos, alcances e abrangências distintas. 

O primeiro, visa trabalhar apenas com a população local, através da realização de oficinas afirmativas. São diversas oficinas, como cineclube, contação de histórias, confecção de máscaras e turbantes, gastronomia, dentre outras. Todas essas oficinas são ministradas por profissionais experientes e voltadas para a afirmação da identidade e reconhecimento dos valores culturais locais, tendo como sede a Escola Ana Caldas, unidade da rede municipal de Igarassu, localizada no povoado de Cuieiras. 

                                                     Mascarados de Cuieiras
Mascarados de Cuieiras

O segundo, engloba ações que possibilitem o reconhecimento dos valores culturais locais, tanto pela comunidade desse lugarejo como pelos visitantes. São ações de vivência dessa localidade, como saborear a culinária local, através de uma feira dos pratos da gastronomia tradicional praticada em Cuieiras, ou visitar locais de memória, que narram a valiosa história desse povoado, e de beleza natural, que permitem a singular ambiência desse território. Essas trilhas ora apresentam trechos de caminhadas ora trechos a serem percorridos embarcado (navegando nas águas do Rio Timbó nas embarcações dos pescadores locais).  

Já o terceiro bloco de ações, traduz-se no universo de exibições e mostras artísticas. Esse universo está composto de elementos das diversas linguagens artísticas que dialoguem intimamente com as práticas culturais que eram de grande ocorrência nessa localidade e que se perderam ao longo do tempo, como Sambada de Coco, Cortejo de Maracatu de Baque Virado, Roda de Ciranda, Teatro de Bonecos, Sambada de Cavalo-Marinho, dentre outros. Esse bloco também engloba ações traduzidas em exposições, recitais, literatura, dentre outras, cujas propostas estejam alinhadas com o universo cultural e/ou com a memória desse povoado, bem como com a dimensão cidadã.

Quem faz a Celebração

A iniciativa é da Organização Não Governamental Movimento Preservar e apoio do grupo Batuque conta com valiosas colaborações conectadas em por meio de uma grande rede de parceiros, composta por: entidades não governamentais; unidades educacionais, instituições públicas; coletivos culturais, – sobretudo, artistas, educadores, artífices, cineastas, brincantes, comunicadores, dentre outros); e o próprio Povoado de Cuieiras. Não há repasses recursos financeiros, cada parceiro, de acordo com suas habilidades e aptidões, assumem a responsabilidade pela realização de ações, atividades e itens que compõem essa manifestação ou que estejam alinhados com o propósito da mesma. 

Grupo Batuque – Parceiro da Celebração Cuieiras