Biografia Perninha
2 de dezembro de 2024Presidente
Sandro Rodrigues de Barros, conhecido nas artes como Presidente, atua no campo da cultura como músico (percussionista), produtor e artesão de instrumentos.
Na música, integrou vários grupos e projetos musicais. Dentre eles, o grupo percussivo Batadoni, do qual é fundador e foi percussionista e produtor musical de 2005 a 2018; grupo Ifa-Rhadhá de Art Negra, sendo percussionista no projeto Mercadores da Liberdade, em 2014; Maracatu Nação Pernambuco, percussionista no Carnaval do Recife de 2002; e, ainda, fez parte dos trabalhos do grupo Raízes Percussivas, Chiquinha Gonzaga (irmã de Luiz Gonzaga), Selma do Coco, Trio Marayla (da Companhia pernambucana de dança do ventre), Dona Del e os Retalhos, bloco de percussão Nação Mulambo, Maciel Salu, Banda Salsamérica, e grupo Batuque.
Com esses grupos e projetos musicais participou de relevantes eventos culturais, a exemplo do Percussivo Panorama Mundial (PERCPAN), realizado em 2001 no Recife, um dos mais conceituados festivais de percussão do mundo; Pernambuco Imaginário, uma mostra da música pernambucana em Brasília, no ano de 2005; III e IV Encontro de Música de Raiz Regional, evento de iniciativa do SESC da Paraíba e nacional, realizado em 2008 e 2010 em Campina
Grande; Celebração Cuieiras, em 2018 no município de Igarassu, em defesa das comunidades tradicionais afrobrasileiras.
Participou da gravação de discos, como os álbuns Fundição, do grupo Batuque, em 2009, e Casa Tapera, de Dona Del e os Retalhos, em julho de 2005.
Desde 2004 integra o grupo Batuque, onde é cantador e tocador (percussão – conga, pandeiro, ilu, caixa etc.), além de atuar na produção executiva do grupo.
Como produtor, tem participado da produção e dirigido diversos projetos. Dentre eles, a Noite Cubana, realizado em Olinda/PE, de janeiro de 2007 a dezembro de 2008; I, II e III edições do Tabajara Andergroud, em 2007, 2008 e 2009, em Olinda/PE; eventos culturais do Projeto Reciclados, patrocinado pela Petrobrás, em 2011, no Recife/PE; Batuques e Maracatus, em 2007, em Pernambuco; apresentações do grupo Batuque em diversas localidades; Celebração Cuieiras, em 2018 e 2019, em Igarassu/PE; dentre outros.
Como facilitador atuou em projetos como a SPCSF – Semana Paraibana de Ciências e Filosofia, sendo condutor de oficinas de percussão para alunos da universidade federal da Paraíba, em março de 2007; programa Animação Cultural, da Secretária de Educação da Prefeitura do Recife, ministrando oficinas de percussão e confecção de instrumentos musicais, em agosto de 2006 e março de 2007; Casa de Passagem (OSC que trabalha a inserção de meninas em situação de rua na sociedade), ministrou aulas de confecção de instrumentos e de percussão, em 2008; programas da área de educação, o Escola Aberta e o Mais Educação, também ministrando aulas de confecção de instrumentos e de percussão.